10 de dezembro de 2013

Participação no Campeonato da Europa de Corta-mato

Catarina Carvalho terminou mais uma participação no Campeonato da Europa de Corta-mato, desta feita, em Belgrado a competir no escalão de sub-23. Como já tínhamos previsto, a participação das meninas que faziam parte da seleção sub-23 não seria tarefa fácil. Competir com as melhores atletas da Europa, com as maiores potências coletivas do Corta-mato europeu, como a Inglaterra, Rússia, Alemanha, Turquia, Holanda, etc. seria, em termos coletivos, um teste a sua capacidade de super-superação.  

No entanto, por muito que estas dignas representantes se esforçassem, não foi possível fugir, coletivamente, ao último lugar (9º). Individualmente, a melhor portuguesa foi Susana Godinho, em 48ª com 22:01 seguida de nossa Catarina Carvalho com o mesmo tempo. A terceira foi Cátia Santos, em 52ª com 22:13 e Marta Martins, em 57ª com 22:39 fechou o quarteto português.
Podemos pensar que em termos coletivos Portugal ficar em 9º lugar é um descalabro. Mas, se olharmos exclusivamente para o desempenho das atletas, do quarteto, fica-nos a sensação que não havia muito mais a fazer. Pelo valor que nós lhes conhecemos, elas fizeram o melhor que podiam e estou convencido que a entrega foi total. E não será pelo lugar que alcançaram que vamos deixar de dizer que para elas foi e será sempre honroso representar Portugal. Tenho para mim que o esforço que fizeram teve sempre um objetivo: dignificar Portugal. Quanto a mim, fizeram-no.

No entanto, apesar de esta ser a classificação possível, não podemos deixar de olhar para os resultados e termos a tentação de tirar algumas ilações. E o pensamento que nos fica é que tendo em conta a potência que Portugal já foi no corta-mato, é importante juntar todas as partes envolvidas no processo (estado, universidades, FPA, Associações Distritais, técnicos e atletas) e pensar ou repensar no que fazer para que possamos voltar a ocupar um lugar junto das melhores potências do corta-mato Europeu. 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela tua classificação e esforço possível neste Campeonato da Europa de Corta-mato de sub-23. Para mim sinto-me orgulhoso teres conseguido estar lá e pelo que foi possível fazer com as melhores atletas da Europa. O futuro há-se ser escrito ainda com participações mais conseguidas. Não tenho dúvida, pela atleta que és o futuro será risonho, assim continues a trabalhar como até agora.

Catarina Carvalho disse...

Obrigada Coach!
Dei o que podia dar consoante as condições, ainda bem que o deixei orgulhoso de pelo menos ter estado lá presente nos Campeonatos.
Foi bom para mim ter voltado aos campeonatos internacionais.

A experiência foi boa, foi bom relembrar todas as sensações que tenho quando vou representar o meu país, o meu clube, o trabalho que você faz, etc.

Obrigada a todos pelo apoio !!

Postar um comentário